TABELA 2.3.2 -  COMPOSIÇÃO DA MALHA RODOVIÁRIA - PARANÁ - 2019
     
SITUAÇÃO DAS RODOVIAS NÃO PAVIMENTADA (km) PAVIMENTADA (km) EM OBRAS (km) TOTAL
(km)
Pista simples Pista dupla Total Pista simples Pista dupla Total
                 
TOTAL GERAL 99.354,86   19.912,35   1.214,20   21.126,55   233,40   201,94   435,34   120.916,75
             
Totais DNIT 1,61   1.464,19   109,20   1.573,39   64,90   -   64,90   1.639,90
Federais mantidas pelo DNIT 1,61   1.464,19   109,20   1.573,39   64,90   -   64,90   1.639,90
             
Totais Concessões Federais -   91,44   240,26   331,70   -   -   -   331,70
Federais concedidas pelo Governo Federal -   91,44   219,86   311,30   -   -   -   311,30
Federais delegadas às Prefeituras -   -   20,40   20,40   -   -   -   20,40
             
Totais DER -   1.243,02   487,17   1.730,19   0,00   158,71   158,71   1.888,90
Estaduais mantidas pelo DER -   1.173,12   477,17   1.650,29   -   158,71   158,71   1.809,00
Federais delegadas ao Paraná e mantidas pelo DER -   69,90   10,00   79,90   -   -   -   79,90
             
Totais Concessões Estaduais 1.505,46   10.107,37   369,99   10.477,36   168,50   43,23   211,73   12.194,55
Estaduais concedidas pelo DER -   437,82   264,06   701,88   -   -   -   701,88
Federais delegadas ao Paraná e concedidas pelo DER 1.505,46   9.669,55   105,93   9.775,48   168,50   43,23   211,73   11.492,67
             
Totais Rodovias Municipais 97.847,79   7.006,33   7,58   7013,91   -   -   -   104.861,70
FONTE: SEIL-PR
NOTAS:  1 -  As rodovias federais são definidas pelo Plano Nacional de Viação (P.N.V.) apresentadas no site do DNIT (www.dnit.gov.br). Posição em 28 out. 2020.
  2 - A malha rodoviária do Estado do Paraná é constituída por rodovias federais, estaduais e municipais. As rodovias estaduais são definidas pelo Sistema Rodoviário Estadual (S.R.E.), e podem ser administradas pelas instituições públicas responsáveis - DER (Governo Estadual),  DNIT (Governo Federal) ou concedidas à iniciativa privada (Empresas Concessionárias). Atualmente existem trechos de rodovias federais delegados ao Estado, sendo que alguns são administrados pelo próprio DER e outros foram concedidos à Empresas Concessionárias.