A publicação Indicadores de Desenvolvimento Sustentável por Bacias Hidrográficas do Estado do Paraná 2017 é a continuidade revista da série iniciada em 2007, do trabalho intitulado Indicadores Ambientais por Bacias Hidrográficas do Estado do Paraná.

A edição Indicadores de Sustentabilidade Ambiental por Bacias Hidrográficas do Estado do Paraná, publicada em 2010, ampliou, aprimorou e integrou ainda mais os temas relacionados ao desenvolvimento sustentável, dando periodicidade aos indicadores. As mudanças introduzidas neste trabalho significaram a ampliação do rol de indicadores ambientais, sociais, econômicos e de gestão ambiental e, ainda, a inclusão dos indicadores referentes à saúde.

Na edição de 2013, o leitor encontrou indicadores que em sua maior parte correspondem aos apresentados na publicação de 2010 – atualizados, com exceção de algumas informações que não tiveram atualização. Esta edição, além de dar continuidade e atualização aos indicadores de desenvolvimento sustentável, apresenta uma análise integrada dos temas em quadros-síntese.